Friday, June 26, 2009

Who's Dead?

Morreu ontem, dia 25/08/2009, após uma parada cardio-respiratória, o auto-intitulado "king of pop", Michael Jackson. Já não era rei (e há algum artisto intitulado "rei" que não seja completamente ridículo?) e nem popular como em seu auge. Suas aparições na mídia nos últimos tempos se deviam quase que exclusivamente às bizarrices da sua vida pessoal.
Contudo a história havia sido diferente um dia. Nos anos 70, ele era um moleque absurdamente talentoso, com domínio vocal e performance vocal digna de um veterano, à frente do Jackson 5, e depois dos Jacksons, em paralelo à sua carreira-solo. Não fosse tão talentoso, tão jovem, talvez pudesse ter mantido sanidade. Na década seguinte, redefiniu o pop, com o "álbum mais vendido de todos os tempos", Thriller.
Seu álbum mais famoso, que dinamitou de vez a absurda barreira ainda existente no início dos anos 80, que separava as paradas de sucesso 'brancas" das "negras". Nem era seu melhor disco, o anterior Off The Wall talvez tenha sido sua obra-prima, mas Thriller marcou época e foi um divisor de águas na história da múisca pop.
Se formos mencionar a era do videoclip, aí então é que o álbum toma proporções míticas. Faixas do álbum, "Billie Jean", "Beat It" e "Thriller" são, até hoje, clips que hipnotizam multidões, sempre que exibidos, a despeito das coreografias que envelheceram de modo...peculiar (Ok, eu tenho preconceito contra dança em geral. Eis uma arte que me parece ridícula em 99% dos casos). Jovens do mundo todo, eu inclusive, tentaram adotar, na medida do possível, o visual de gosto discutível adotado pelo cantor na época: cabelos cacheados cheios de gel, jaqueta vermelha, calças justas curtas ("pescando siri"), meias brancas, sapatilhas pretas, luva numa mão só...Bem, a luva única não foi tão popular quanto poderia ter sido...
Após seu auge, só lhe restaram diversas tentativas de retorno ao "trono". Discos que variavam do mediano (Bad) ao ruim (Dangerous), incursões desastrosas no cinema e absurdos de sua vida pessoal. Teria ele comprado o esqueleto do Homem-Elefante? Dormiria toda noite numa câmara hiperbárica? Teria feito incontáveis cirurgias e tratamentos obscuros tentando ficar branco? Sofreria de vitiligo? Câncer de pele?
Quanto à sua bizarrice principal, a intimidade de homem adulto com crianças, tenha sido ela de caráter sexual ou não, demonstrava um sério desvio de personalidade, uma tendência doentia inegável.
Morreu só. Ridicularizado por boa parte da mídia, atravessando dificuldade financeira, confirando o final trágico tradicionalmente reservado às grandes estrelas populares.
Aguardem a cinebiografia.

7 Comments:

Blogger Urso said...

Ele sabia que ia morrer, por isso marcou a turnê.
Jamais deixaria este mundo sem que antes todos os ingressos já estivessem vendidos.
Seu último show seria a morte, e ele sabia disso.

2:14 PM  
Blogger Lizz Mariano said...

O disco "Bad" foi lançado e um amiguinho não parava de ouvi-lo. Como meu amiguinho era irritante, obviamente acabei ficando com aversão de qualquer coisa do Michael, por um bom tempo. Mais tarde, voltei a escutar os discos antigos que são muito legais.
Bad? Eu continuo tendo aversão a esse disco!!!!! E depois dele não gostei de mais nada.
Então, só resta "Remember the Time" ...

3:14 PM  
Blogger Gudrun said...

por ele eu fiquei triste. mas quando for madonna, ah fala sério...

4:27 PM  
Blogger Marcos AM Ramos said...

Eu até hoje não consigo fazer o moonwalk.

4:34 PM  
Blogger Gustavo said...

Acho justo e nada ridículo ele ser intitulado o Rei do Pop. O ridículo é o sentido que o Pop teve no decorrer do tempo. Pop hoje é pejorativo. Ah, e ele tinha morrida a tempos.... agora só foi oficializado. Querubins que se preparem no céu, se é que me faço entender.

5:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Morre também não apenas uma pessoa,mas um norte na bússula,um ícone da beleza,não apenas interior como exterior,um simbolo magistral do seu trabalho e da sua luta.
Minha tristesa é imensa nesse momento.
DESCANSE EM PAZ FARRAT FAWCETT.
Quanto a Jacko,só tenho a lamentar a grande mídia espremendo o que pode um personagem ao qual ela mesmo matou,e que convenhamos já havia morrido desde o lançamento de Triller (1982), e que viveu o maior paradoxo de todos,quando garoto agia feito um adulto, e quando adulto agia feito criança.

12:12 PM  
Blogger Ronny said...

Eu sei o passo da lua até hoje. Leiam meu post: http://mundoecotidiano.blogspot.com/2009/06/passo-da-lua.html#links

6:26 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <