Tuesday, December 02, 2008

Por Quê Devemos Perdoar A Legião Urbana

Quem peidou?

Os raros gatos pingados leitores desse blog já devem ter percebido que uma das minhas maiores diversões é zoar com a Legião Urbana. O culto desmedido à banda revela uma carência enorme do público de pop rock no Brasil. Gostemos ou não, a Legião acabou sendo a banda com o maior sucesso na década de 80, sendo, de certa forma, nossos Smiths, nossos Doors,U2, Joy Division, nossos Beatles (hahahaha, melhor parar). Eram os anos 80. Discos essencias como "Crocodiles" dos Bunnymen e "Closer" do Joy Division, demoraram quase uma década para saírem aqui, assim eram as coisas.
A maior crítica que sempre se fez à banda, foi a de pouca, ou nenhuma originalidade, o que não há como negar. O trabalho da banda praticamente se limitou, desde sempre, a reproduzir, às vezes no limite do plágio (confira "Que País É Esse", depois "I Don't Care" dos Ramones. Em seguida, vá de "Ainda É Cedo" e "A Means To An End" do Joy Division, e você entenderá bem o que quero dizer), as matrizes estrangeiras. Os melhores momentos da banda, entretanto, foram aqueles nos quais conseguiram trabalhar suas influências de maneira mais madura, como em "Vento No Litoral", a obra-prima da Legião, na minha opinião.
20 anos depois ou quase isso, originalidade é item mais do que raro na música pop. O rock pop doismilista, apesar de palatável, é incrivelmente reacionário e nostálgico. As bandinhas pós-Strokes parecem incrivelmente preocupadas em emular seus ídolos, se esquecendo de desenvolver o próprio estilo, não conseguindo assim ir muito além do "legalzinho".
Neste cenário, em que agrupamos em nossos mp3 players zilhões de bandinhas xerox, não há por quê condenar a banda brasiliense que construiu sua carreira em cima de cópias até apaixonadas, eu diria. Como dizia minha amiga Stella "No fim da estrada Renatão estará te esperando de braços abertos". Talvez esse fim de estrada tenha chegado bem antes do que pensávamos.

9 Comments:

Blogger Lizz Mariano said...

Lagatja Nick do Bauhaus parece Conexão Amazônica ou estou viajando?

12:10 PM  
Blogger Marcos AM Ramos said...

marioelva, graças a este post, VOCÊ também deve ser perdoado.
Que São Renatão ilumine seu coração.

2:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sinto-me honrada em ser citada num post sobre os deuses que regem o violão desafinado com garrafão de vinho...

6:59 PM  
Blogger Urso said...

"Quem peidou?"
ahuehauehuaheuaheuaheuaheu

6:59 PM  
Blogger mario elva said...

Minha opinião varia entre achar que foi o Bonfá ou o Renatão a peidar.

1:28 AM  
Blogger Leandro Ravaglia said...

"Vento no Litoral" é música pra ouvir com o dedo no cu (pode falar palavrão aqui?). Se vc estiver meio na fossa, vai cortar os pulsos com um serrote.

OBS: Os dois.

1:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

E tu curte Madonna neh! Só pode ser uma bicha com inveja de outra bicha que se deu bem! Morraaaaaa!

7:56 PM  
Blogger Unknown said...

Me diga qual banda na história do rock é totalmente original meu caro?
só pra lembrar o Joy Division tinha muita influência do Velvet Underground e o Echo and Bunnymen muitas vezes lembra o The Doors.

12:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

leonard cohen copiou renato russo...

11:49 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <