Saturday, October 06, 2007

Le Tigre - This Island


Aos que me perguntam a respeito do fenômeno CSS, sempre respondo da mesma maneira. Não entendo. Se em termos de Brasil, talvez a banda represente um pouco de ar fresco e uma sacaneada bonita nos "músicos" brasileiros, que em sua maioria ainda vivem na era dos dinossauros, ao som de Rush, Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin e afins (ou pior, Dream Theatre, céus, nunca pensei que fosse escrever esse nome aqui!!), aquela gente que admira dedos velozes em detrimento de originalidade e criatividade, confesso que o sucesso internacional da banda paulista é misterioso para mim. Não quero ser cínico e acreditar que tudo no mundo da música é armação. Quero crer que a o CSS conquistou o público estrangeiro por interesse genuíno daqueles por sua música e estilo, vá lá.

Mas por que considero o sucesso do CSS um mistério? Simples. Porque existe o Le Tigre.

Cria do mito Kathleen Hannah (estou exagerando? Vamos lá: saiu na porrada com a Courtney Love, foi a paixão não correspondida de Kurt Cobain que gerou boa parte das letras e músicas do "Nevermind", foi um dos cérebros por trás do estilo levado a sério demais por algumas meninas mal-humoradas do mundo do rock, as Riot Grrrrls, e por aí vai), simplesmente TODOS os truques que o CSS usa já estavam lá no Le Tigre desde o primeiro trabalho da banda de Hannah, ainda nos anos 90: referências bem humoradas ao mundo pop, eletrônica vagabunda com guitarras mal-tocadas e aqueles vocais gritados de meninas de colégio raivosas.

Ouve aí e vê se descobre por quê os gringos precisariam de um CSS!

4 Comments:

Blogger Stella said...

Meu palpite é o seguinte: os gringos acham cool gostar de coisa brasileira. Eles vivem atrás de coisas brasileiras que possam vir a gostar.
Eles devem ter chinelos bem mais confortáveis que havaianas, mas mesmo assim, havaianas são sucesso internacional.
Na europa existem milhões de loiras altas, mas o povo gosta da Gisele Bunchen porque ela é... brasileira!
Olha, eu sei de mais uma vantagem no cansei de ser sexy: é o único "cansei" que vem de são paulo e é interessante...

11:49 AM  
Blogger Stella said...

alias, o que a gisele bunchen tem de brasileira?
ah! e "cansei de ser sexy" não é exatamente o único "cansei" interessante vindo de são paulo, mas o único, que gostando ou não, você pode parar para dar ouvidos...

11:52 AM  
Blogger Leandro Ravaglia said...

Acho q o segredo é q qualquer um que ouve essa banda podia estar tocando qualquer um dos instrumentos.

Confesso que, apesar de achar fraco musicalmente e em termos de novidade, penso que é ótimo uma banda assim fazer sucesso. Imagino os punheteiros que ficam estudando escalas mirabolantes em casa e compondo músicas com 11 minutos de solos enfiando a guitarra no cu de tanta raiva.

Viva o CSS!

3:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Kathleen é a de bigode no meio? Bacana.
E acho Cansei de Ser Sexy uma saco. As musiquinhas me lembram aquelas brincadeiras de meninhas de 9 anos na hora do recreio, aqueles lances de "um homem bateu em minha porta e eu a-bri... senhoras e senhores, pulem num pé só...". Vê se não encaixa direitinho em 97% das músicas do CSS...

7:07 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <