Sunday, August 16, 2009

Crônicas Do Catete - I

Foto tirada quando de minha chegada num OVNI
ao meu novo bairro

OK. Me mudei, mas não mudarei. Cachorro velho não aprende truque novo, Guadalupe sempre estará em mim e mesmo Nilópolis. Ando vendo umas coisas por aqui no Catete que gostaria de destacar.

A princípio, não há como andar pelo bairro sem topar com o traveco do Catete. Não, não falo dos travecos, falo do traveco do Catete. TODAS as vezes em que saí, esbarrei (modo de falar. Não gostaria de tocá-lo) com a figura. Morador de rua, sempre com uma maquiagem grotesca e terrivelmente mal-humorado. Passou por mim enquanto eu ia à padaria e soltou "Que nojo!".

Outra. O vendedor de roscas é chato e ponto final. Só compro roscas nele quando a gritaria e as piadas de duplo sentido envolvendo seu produto pararem (ou seja, nunca).

Por último uma história. No metrô, um maluquinho fortão com pinta de pitboy está sentado no chão. De repente, estoura um saco de plástico com a mão e se levanta em direção à porta que se abre na estação. Olha para mim, diz: "Pra dar uma animada, pá" (ou algo assim). Então continua, falando de como só três homens seriam capazes de derrubá-lo. E que se alguém no vagão duvidasse que se dispusesse a sair com ele do vagão.

Fiquei pensando na vontade que aquele cara devia estar de ser cercado por três homens que o dominassem e o jogassem no chão, a ponto de fazer o pedido assim, às claras, num lugar público.

Acho que continuarei tão perplexo quanto sempre no meu novo bairro.

4 Comments:

Blogger Urso said...

hehehehhheh
é o catete!!!

11:35 AM  
Blogger Lizz Mariano said...

Vai continuar perplexo mesmo,
rsrsrs!

4:02 AM  
Blogger Karoliny Maximiano said...

Hahaha pois é esse é o famoso traveco do Catete ,a qual meu vizinho de 3 anos chama de Jupira e minha irmã chama d Letícia,td manhã qndo to indo pra facul ta ele lá cheio d talco e makilagem,um dia passei e ele disse:"Olha minha amiga ae"hahaha e ele fica custurando umas paradas,meu amigo tava sozinho de madrugad deu d cara com ele e saiu correndo hahaha!!!E minha manhã já começa com o cara gritando "Olha minha rosca,kem vai kerer minha rosca keimadinha,olha a rosca keimada..." rs.Ele ja foi até no programa do Jô.Vc skeceu d comentar tbm da mulhr dos pombos uma doida q ficava por ali...kkk

7:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, eu ando pesquisndo na internet sobre o traveco do Catete e foi assim que eu encontrei seu blog. Eu trabalhei durante um ano ali na Glória e sempre ia ao banco ou às compras no Catete, e obviamente esbarrava com ele, que já virou uma figura folclórica da região. Também já o encontrei à noite no Centro, pedindo dinheiro e falando um português muito correto, coisa que me chamou a atenção.
Há alguns meses saí desse trabalho na Glória e não o vi mais, porém, há umas 3 ou 4 semanas, fui ao Catete comprar roupas e, como sempre, lá estava ele, vindo pela rua (acho que em direção ao Centro) reclamando, xingando e chamando todo mundo de "gente horrorosa"!
Queria saber mais sobre essa figura, mas tenho medo de entrevistá-lo, pois vi, pelos vídeos que uma pessoa postou no Youtube, que ele é meio agressivo.

9:15 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <