Wednesday, February 03, 2010

Up In The Air

Então fui ao cinema ver uma comédia romântica, porque ouvi por aí que não tinha um final feliz. Qual é o problema com finais felizes? Costumam insultar a minha inteligência com sua obviedade. O diretor Jason Reitman acertou em cheio em "Thank You For Smoking" e nem tanto em "Juno", mas me pareceu uma boa indicação de que as coisas poderiam não ser tão banais, apesar do George Clooney, caso clássico do ator que sempre faz o mesmo papel, ele mesmo.
O tema até que me interessou também. Um homem que não quer se conectar das formas tradicionais, que parece ser feliz com uma meta absurda como conseguir um número absurdo de milhas de vôo e mais nada. Que é mais feliz voando do que em terra e não está interessado em romance. Infelizmente, o diretor joga fora uma excelente idéia na qual esbarra acidentalmente nos momentos de diálogos entre Clooney e a boa (feiosa) Anna Kendrick. Ambos vivem em mundos diferentes, ideologicamente falando. Ela, uma jovem que acredita no amor do jeito mais banal e ingênuo. Ele, o típico homem de meia-idade cínico, desiludido e individualista. Os dois presos nos equívocos de suas visões limitadas, simbolizando os dois grupos em que a maioria de nós acaba se encaixando. A impossibilidade de entendimento entre os dois grupos poderia ser conduzida de modo brilhante se o filme seguisse essa trilha. Mas não.
O filme prefere a obviedade (sempre essa escolha, não?). Bate na tecla tola do "É impossível ser feliz sozinho". Ok, que seja. mas é possível ser feliz a dois? Uma afirmação definitivamente não exclui a outra.
Essa obviedade se reflete também no esvaziamento do personagem de Vera Farmiga, que a princípio é mostrada como uma versão feminina do protagonista, só para no final das contas ter uma justificativa previsível e pífia para seu comportamento.
Ao menos, o filme foge daquele esquema que sempre comento aqui, piadas no início, draminha no meio, piadinhas e final feliz para terminar. O que já é alguma coisa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <