Monday, October 22, 2007

Neil Young - Chrome Dreams II


Após os fracos "Greendale", "Prairie Wind" e "Living With War", enfim parece que Neil Young fez as pazes com as boas melodias. Com esse seu novo trabalho a mídia não vai precisar mais se fazer de míope e surda e, se curvando ao mito, despejar elogios. Aqui ele se propõe a fazer uma continuação do nunca lançado oficialmente "Chrome Dreams" de 1977, num processo similar ao feito pelo artista nos anos 90, quando "Harvest Moon" repetia climas e músicos - de forma muito bem sucedida, por sinal - do clássico "Harvest", su disco mais bem-sucedido comercialmente.

Pois a faixa que abre seu novo disco, "Beautiful Bluebird", parece ter vindo diretamente deste disco, com seu clima acústico, impressão que é quebrada com o que alguns chamariam de épico, mas que eu chamo de exagero, nos 18 minutos da boa "Ordinary People". "Ah, ele pode!!" diriam alguns. Sei não. Eu pulo a música para a próxima lá pelos 4 minutos e meio.
Outros destaques são faixas que, ainda que apresentem apenas um membro do Crazy Horse (o baterista Ralph Molina), trazem aquela levada country raivosa que toda boa banda um dia quis imitar, como "Spirit Road" e "Dirty Old Man" (esta última, com uma guitarra que mostra de onde o Kings Of Leon bebeu muito). No geral, mais um acerto na longa carreira de um dos maiores compositores da música norte-americana, seu melhor trabalho em anos, e mais uma evidência de que esse ano tem sido dos velhos insistentes (consideremos os excelentes trabalhos de Siouxsie, Nick Cave e seu Grinderman e Mark E. Smith com o Von Sudenfed).
Será que a molecada vai arquivar em ordem alfabética logo acima do New Young Pony Club em seus mp3 players?

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Parabéns pro velhinho. Ao menos então no MP3 da molecada, ele vai deixar de cavalgar o Crazy Horse e ficar em cima do New Young Pony.

12:36 PM  
Blogger Unknown said...

Grande disco .. parabéns por postar ... Vida longa Neil

6:07 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <