Tuesday, August 26, 2008

"Mighty Joe Moon" - Grant Lee Buffalo

Tenho uma tendência a gostar de discos multifacetados, de faixas diferentes, que atirem no máximo de direções possíveis. Não me refiro a ecletismo, essa palavra que costuma disfarçar a mais pura falta de critérios, mas sim à experiência com diversos climas nas músicas de um mesmo álbum. Discos como "The Top" do Cure, ou o álbum branco dos Beatles são excelentes exemplos do que estou dizendo.
Só para contrariar, incluo aqui na minha interminável lista de favoritos um trabalho que não é nada disso. "Mighty Joe Moon", segundo trabalho do finado trio "Grant Lee Buffalo" bate na mesma tecla em suas 13 faixas. A questão é que é uma belíssima, inspiradíssima tecla.
Alguns discos te levam para algum lugar e este não foge à essa feliz regra. "Lone Star Song", canção que abre o disco com mais guitarras do que em todo as outras, já nos situa em uma América mitológica, com fantasmas pendurados em cruzes com T de Texas. As letras não são o grande destaque da banda, contudo, sugerindo mais do que dizendo, e funcionando como desculpa para os delicados vocais de Grant Lee Phillips e músicas de harmonias simples, mas de melodias intrincadas.
Da linda "Mockingbirds", que gerou um excelente clipe, cheio de pessoas vestidas de pássaros, em diante, os violões dão o tema, emoldurados por uma parede de reverb e instrumentos acústicos timbrados com maestria pelo baixista e produtor da banda, Paul Kimble, o outro gênio da banda. Ouso dizer que o My Morning Jacket passeou por aqui.
Minhas favoritas são "Demon Called Deception" com seu lamento resignado "A decepção fez de mim o que sou" e "Honey, Don't Think", cujo título é um conselho que eu daria a todas às leitoras deste blog (Aos leitores, nenhum conselho).
Depois deste álbum viria a queda. Brigas entre integrantes, álbuns irregulares...Mas o nome do trio já estaria marcado entre os melhores momentos da década de 90.
http://www.4shared.com/file/58587492/ef5a5204/Grant_Lee_Buffalo_-_Mighty_Joe_Moon__1994_.html

1 Comments:

Blogger gc8972 said...

Eba, tava eu escutando rádio esses dias, e me deparei com Lone Star Song. Agora vamos para o disco! Valeu o post.

4:39 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <