Friday, October 10, 2008

ESTE É UM DOS MELHORES DISCOS DE MÙSICA POP DA MÚSICA BRASILEIRA

[Kid+Abelha+-+Seu+Espião+[1984]+-+Capa.jpg]
Isso mesmo. Desconta a capa ridícula e o nome esdrúxulo da banda. Esquece que a vocalista parecia um traveco e semitonava a cada 3 versos. Tenta perdoar o sax onipresente culpa da esquisita formação que era mania nos anos 80 no mainstream (culpa de quem? Phil Colllins? Sting? Men At Work? Dire Straits? Tina Turner? Ou todos esses juntos?). Concentre-se nas melodias que colam de cara, Leoni certeiro, inclusive na subestimada lírica.
É interessante que o som popinho da banda escondesse letras extremamente angustiadas (como uma vez vi o próprio autor destacar em uma entrevista),falando de ciúme doentio em "Seu Espião", tédio absoluto em "Nada Tanto Assim", fascismo emocional em "Como Eu Quero", desespero diante da solidão em "Alice". E isso se torna ainda mais interessante se fizermos uma comparação com essa piada que chama de emo, com bandas impossíveis de se distinguir, com rapazes fazendo um som supostamente agressivo, mas que não ofende ninguém com suas letras "dor de corno".
Tudo bem, "Fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada" são versos que machucam o ouvido, mas nada que chegue a um nível Carlinhos Brown de insuportabilidade. "Hoje Eu Não Vou" parece escrita por um adolescente de 12 anos, mas a capacidade da banda de produzir hits que colam nas paredes do cérebro e o produtor Liminha colocando umas espertezas aqui e ali com a tecnologia mais moderna disponível no Brasil na época (em uma faixa há uma "máquina de ritmo", singelo nome para alguma bateria eletrônica ou synth) e dando uma chupada de leve em "Save A Prayer" do Duran Duran na já citada "Como Eu Quero".
Aliás, vamos resgatar o Duran Duran, outra banda exctremamente competente em produzir pérolas pop (entre coisas chatinhas aqui ali, vá lá). E A-Ha, que é o verdadeiro pai de bandas inglesas xaropentas tipo Coldplay e Keane (que eu adoro). E o Information Society que fez um show cujo vocalista usava patins no Rock In Rio 2 e mudou a vida de gente aí...Mas isso é outra história.
"Fixaçãão..."

3 Comments:

Blogger Marcos AM Ramos said...

This comment has been removed by the author.

7:11 PM  
Blogger Marcos AM Ramos said...

Desculpe, fiz o comentário anterior e apaguei porque escrevi uma frase errada pra caralho, parecia um débil...
Então, repetindo o certo abaixo:

Porra, mandou muito bem nos comentários!!! É isso mesmo, assino embaixo.
Aliás, só agora percebi a chupação de "Save A Prayer" no começo de "Como Eu Quero"...
E sim, imprescindível destacar a importância do A-Ha no que veio depois de A-Ha. E digo mais: os últimos dois discos que o A-Ha lançou em tempos atuais merecem atenção, sim!!!
Outra hora eu comento sobre o Information Society e sua importância nas matinês que freqüentei...

7:13 PM  
Blogger Stella said...

iiiiihhh sabia que isso ia acontecer um dia...

9:53 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <