Tuesday, December 08, 2009

Álbuns de 2009

Desde o ano passado eu venho levantando a bandeira da morte do álbum, a respeito do apego dos headbangers, indie progs e saudosistas e revisionistas em geral. Que não tenha sido ainda, mas que o fim está próximo, está. Abaixo a lista dos dez álbuns mais decentes, o que hoje em dia significa, cds dos quais conseguimos ouvir mais de 6 músicas.

1. "Years Of Refusal" - Morrissey. Como eu já havia previsto no início do ano, e não falo aqui como fanático, ficaria difícil superar a excelente coleção de canções reunida neste álbum. Muito mais punch do que em todos os trabalhos recentes do cantor e letras geniais como sempre.

2. "It's Blitz" - Yeah Yeah Yeahs. depois do fiasco do segundo álbum, o trio reafirma sua importância, enchendo sua sonoridade de synths e programações, mas sem deixar de lado boas composições e as guitarras inspiradas de sempre. Num outro mundo menos obcecado por meninos com guitarras, alguém perceberia que o YYY é uma das bandas melhores, mais originais e influentes da década que se encerra.

3. "Music For Men" - The Gossip. Nada me tira da cabeça que a capa desse cd é uma homenagem-sacaneada ao "Viva Hate" do Morrissey (cace na net a capa deste trabalho e a da edição de luxo do de Morrissey e veja as similaridades), o que já merece um ponto. O Gossip se tornbou mais pop e dançante, numa guinada rumo à sonoridades mais eletrônicas semelhante à do Yeah Yeah Yeahs, também obtendo bons resultados. Além disso, uma figura com a atitude e a inteligência de Beth Ditto faz toda a diferença no cenário pop cada vez mais sem graça e imbecil.

4. "La Roux" - La Roux. E a lista continua sem macho nenhum, para horror do típioc fã de rock and roll. A princípio relutei um pouco em ouvir esse álbum com bons ouvidos por causa do hype. Mas a voz simpática da vocalista e o clima de greatest hits dos anos 80 acabou me convencendo. Se a Madonna tivesse um pouco de noção, estaria correndo atrás dela.

5. "Preliminaires" - Iggy Pop. Outro que a princípio me assustou. Quando disseram que tinha cover do Tom Jobim, senti um certo temor, mas, depois de ouvido, ficou claro tratar-se de apenas mais um bom álbum que explora uma outra faceta de Iggy, a de cantor, algo que sempre existiu ("Ann" do primeiro álbum dos Stooges já dava dicas do vozeirão do cara). Disco mal-humorado, climático e sem a menor paciência para a chatice do momento atual, mas no qual ainda cabe um rock de guitarras aqui e ali.

6. "Fantasies" - Metric. O show da banda no Brasil não me disse nada, me lembro mais do shortinho da vocalista que das canções...Quem poderia imaginar que aquela bandinha sem-graça tinha na manga alguns dos melhores refrões do ano? Nada revolucionário, mas bastante agradável aos ouvidos.

7. "Never Cry Another Tear" - Bad Lieutenant. E não é que o New Order com outro nome conseguiu fazer um belo disco sem o Peter Hook? Surpreendente.

8. Primary Colours" - The Horrors. Assustador. O antídoto perfeito para a viadagem hippie de Animal Collective, Girls, MGMT, etc. Barulhento, sombrio, esquisito e incômodo, como jamais se poderia supor de uma banda cujo debut soava como um Strokes mais descontrolado e nada mais.

9. "Summertime" - The Drums. "Heart-heart-heart-heart-heart-heart-heart". É bom saber que ainda existe quem saiba compor boas canções praieiras, ainda que estas venham um tanto quanto envenenadas pelo baixo astral fake do revivalismo oitentista sempre cínico.

10. "The Eternal" - Sonic Youth. pois é, o Sonic Youth ainda consegue. É só manter o maldito Jim O'Rourke bem longe. Saindo de uma major e voltando ao cult selo Matador, os veteranos do noise mostraram que ainda têm futuro, coisa que já podíamos duvidar depois de tantso discos medíocres.

5 Comments:

Blogger Gustavo said...

Acho que não é tão recente mas o cd do Kings of Leon "A-ha shake a heartbreaker" eu acho dos melhores que já ouvi.
Outros prefiro não citar, pois nossos gostos musicais não são tão próximos..... rs

4:03 PM  
Blogger mario elva said...

Pode citar sem medo, cara...Manda aí tua lista.

11:29 PM  
Blogger Gudrun said...

Eu voltei a comprar cds esse ano e falo sobre a experiência em post mais recente do meu blog.

E por enquanto só tenho uns 4 favoritos de 2009: Prodigy -Inveders Must Die, YYYs - Its Blitz, DM - Sounds of the universe e Royksopp - Junior.
Comprei os dois primeiros da lista, não tenho achado do Yeah Yeah Yeahs, se ver em algum lugar me fala!

8:02 AM  
Blogger Lizz Mariano said...

Cd-is-dead mesmo! Gostei do Franz Ferdinand, the Gossip, YYY e uns 3 ou 4 diferentes da sua lista talvez.
Ps.: Ok, ok, vc gosta muiiiito do "Fever to Tells", mais esse não vale em 2009!

3:14 AM  
Blogger mario elva said...

Céus, eu esqueci do Depeche Mode!!!

4:23 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <