Wednesday, December 10, 2008

Não Leia Se For Fã Da Madonna

AVISO: SE FOR FÃ DA MADONNA, NÃO LEIA. Ok.
Minha paixão por música pop começou no início da adolescência. Não havia muito o que fazer com minha vida naquele momento, sem dinheiro, sem garotas e sem entender as coisas que aconteciam ao meu redor. É, pensando bem, as coisas não mudaram tanto assim, mas hoje isso não me incomoda mais.
Um dos fenômenos que mais me chama a atenção no universo da música pop é o de transformar qualquer lixo em clássico. Às vezes tenho a impressão de que basta, para um artista, insistir em sua carreira, para que um dia venha a conseguir o status de "clássico" ou cult". Por mais limitados que sejam em termos de talento musical, ainda que seus trabalhos sejam de valor duvidoso, parece que tudo é uma questão de tempo. E investimento, claro.
O maior exemplo desse tipo de história é Madonna. Ao surgir, nos anos 80, com um divertido e absolutamente nada original disco que levava seu nome como título, a artista era nada menos que um rosto no meio de milhares outros, tentando a sorte na parada r'n'b americana. A música feita por ela era fortemente chupada do que rolava de melhor no estilo na época. Sua imagem era uma sexualidade forçada de puta barata. Sua voz era fraca, aguda e irritante. Seus shows eram adornados com coreografias e mis-en-scene que não fariam feio num balé da Globo ou num palco de cassino em Las Vegas. Quem poderia imaginar que aquela figura se tornaria talvez a última grande estrela (já vão tarde) do mundo pop? E o mais legal de tudo, conseguir isso com a mesma música chupada da moda do momento, com a mesma exploração barata da sexualidade, com a mesma vozinha e os mesmos passos ridículos de dança!
Talvez Madonna exemplifique bem o que foi e o que continua sendo a nossa época. De um modo quase punk, qualquer um pode ser um "astro", talento sendo a última coisa com a quem devamos nos preocupar. "Ah, mas o diferencial de Madonna é que, pela primeira vez na história do pop, uma mulher chega ao topo sem algum empresário "por trás"", dizem alguns, ou ainda "Ela é um gênio do marketing", "Bowie de saias", e por aí vai. Sobre o tino empresarial da moça, mal posso opinar, mas acredito que o mundo dos negócios esteja cheio de gênios monstruosos que conduzem com perfeição suas empreitadas. Só não venham me dizer que eles têm alguma relevância em termos artísticos, certo? Compreender e manipular as artimanhas do business não tem nada a ver com arte. Quanto às comparações com Bowie, qualquer um que o faça, deve tirar um tempo para ouvir com mais atenção o trabalho do homem nos anos 70. E quanto ao uso da sexualidade para disfarçar a pobreza musical? Ah, é ela mesma quem articula essa exploração? Que diferença faz, se os resultados são os mesmos, a saber, o apelo banal a emoções grosseiras, a música usada (mal) como artifício para a construção de um espetáculo que visa meramente o lucro. Nada além disso.
Uma cantora não tem que mostrar a bunda, assim como uma modelo de fotos eróticas não precisa cantar. E a bunda da Madonna é uma das mais feias do mundo pop.

3 Comments:

Blogger Kyria said...

Primeiro sobre o corpo da Madonna: consegue estar mais malhado,s ecfo e feio que o da Cláudia Raia; sim, a Madonna nos anos oitenta fazia linha puta, basta ver o filme que ela fez com o Griffin Dunne, uma comédia família( Meu Deus, que fim deram nele, ele era legal!)! Ela agora apela para religião em uma momento Paulo Coelho - sim, ela saca o Zeitgeist bem. Bowie de saias? Deixa que até usar saias o Bowie fez muito melhor que a Madonna.
Mário, você conseguiu me fazer não sentir mais nenhum mal-estar de não ir a esse show. Que venha o Elton John.

5:03 PM  
Blogger Urso said...

Adorei saber, só vou chamá-la de Bowie de saias na sua frente...

6:25 PM  
Blogger Marcos AM Ramos said...

Se ela fosse boa mesmo teria morrido aos 27.

7:49 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <