Tuesday, March 18, 2008

Yoñlu

Convém não subestimar a dor adolescente, lembremos de Romeu e Julieta. É preciso ser cauteloso, falamos aqui de uma trágica vítima de uma doença cada vez mais comum em nossa época, a depressão (ou sei lá que termo os psicológos usariam de modo mais adequado ao falar do caso do rapaz). Se possível, é preciso tentar esquecer que o jovem de 16 anos conseguiu instruções detalhadas e "seguras" para seu suicídio num fórum na internet.
Outra armadilha a ser evitada é a do prazer mal disfarçado que existe em parte da mídia e dos fãs do mundo pop em testemunhar o sofrimento real de uma alma sensível atormentada. Não, Elliot Smith, Jeff Buckley, Kurt Cobain, Nick Drake, só para citar alguns dos mártires prediletos no mundo da música, não deviam, não precisavam ter passado por isso. Não, isso não enriqueceu o seu legado. Com a exceção de Drake, nenhum daqueles chegou completamente a desenvolver seu potencial, e mesmo no caso do inglês, quem pode dizer quantas pérolas havia escondidas por trás da neblina dos comprimidos para dormir?
Vinícius, o garoto por trás do nome estranho, não era um gênio. Afinal o que é um gênio? Alguém que leu Kafka aos 12 anos? Não acho que se deva ler Kafka aos 12 anos. Era muito jovem, sofria desse mal terrível que não conseguiu vencer. E sim, tinha um talento promissor, que infelizmente jamais saberemos onde poderia dar.
Defintivamente não são muitos os garotos de 16 anos capazes de compor uma melodia tão bonita quanto a de "Suicide Song", dolorosamente premonitória, ou da sutil e singela coleção de notas e ruídos de uma impressora (!) em "Deskjet". E se a opção pela língua inglesa e músicas como "Olhe Por Nós" e "Humiliation" parecem ingênuas e meio tolas, ora bolas, se não é essa a idade "certa" para sermos ingênuos e tolos.
Tristes canções, triste história.
http://rapidshare.com/files/100521318/Yo_lu.rar.html

1 Comments:

Blogger Urso said...

Isso foi bizarro.
Quando eu tinha 16 anos também pensava em suicídio, mas na época, eu nem sabia o que era, e que existia internet. Só tinha um amigo falastrão com quem eu conversava sobre o assunto. O garoto tinha uma comunidade inteira de pessoas.
Bizarro, bizarro.

11:09 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <