Tuesday, September 01, 2009

Public Image - PIL

Eis um disco que mudou minha vida. Top 10 eterno total, daqueles pelos quais brigo e chamo de ignorante quem não gosta. E mais essencial do que nunca nesses tempos em que a melodia vem sendo estuprada por compositores medíocres.
Quando foi a última vez que uma voz realmente marcante surgiu na música? Nada a ver com cantar bem, pelo contrário, John Lydon, desde os Sex Pistols, sua primeira escarrada na cara da música pop, sempre desafiou as convenções. Ignorando tom, melodia, bom-mocismo, bom-astral, simpatia e outras bobagens do mundo pop, o cara marcou a música de tal forma, que poder-se falar em música pop pré e pós o figura. É possível odiar o cara por mil motivos, mas é impossível passar incólume por sua voz.
Nesse álbum, o PIL, ou Public Image Ltd (já destilando ironia desde o delicioso nome do projeto) traz sua formação mais destruidora, com Keith Levene, gênio da guitarra que eu imito até hoje a cada dia em que pego a guitarra, e Jah Wobble, baixista e doente mental. Aqui nada é fácil e tudo testa sua paciência e os limites do que se chamava de rock então, gerando algo absolutamente novo.
Por onde começar? "Theme" é longa, arrastada e dissonante e clama "Eu vou sobreviver/Eu queria poder morrer". "Attack" faz jus ao nome, junto com "Lowlife" aperfeiçoando a fórmula dos Pistols, com mais inteligência e menos pose rocker. "Religion", "Public Image" e "Annalisa" são clássicos absolutos, perfeitos e indiscutíveis. Atitude, experimentalismo, punch, genialidade. Tudo, importante frisar, permeado por um humor corrosivo, que fica explícito em "Fodderstompf", que, sobre uma batida disco zoada (naquela época ninguém levava a disco a sério) passa longuíssimos minutos berrando no seu ouvido com vozes agudas insuportáveis "Só queremos ser amados, só queremos ser amados".
Não se faz mais discos assim.
http://rapidshare.com/files/259323490/408.rar

1 Comments:

Blogger Lizz Mariano said...

Baixando ...

8:43 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <