Saturday, September 08, 2007

PJ Harvey Não Está De Volta


Primeiro vieram as notícias de que o novo cd de PJ Harvey teria sido composto inteiramente no piano. Barbas de molho já, isso costuma ser um péssimo sinal de amadurecimento, naquele sentido trágico que essa palavra tem na música pop: pura e simples crise na criatividade. O velho truque que o Radiohead usou pós OK Computer e o mundo inteiro engoliu, "não conseguimos mais compor nada de bom, vamos mudar o formato".

Aí veio "When Under Ether", chata como uma música da Tori Amos. Todos os críticos vão fazer um trocadilho com o clima sonífero da música e éter, então nem vou me dar ao trabalho. O que surgiu em seguida foram vídeos de apresentações, e mais piano e vocalizações estranhamente agudas, acompanhadas por um figurino levemente mais gótico que o usual (Aí minha implicância só aumenta; sempre desconfie de artistas que mudam de visual a cada lançamento!).
Finalmente vazou. Ou melhor escorreu. Se esse disco fosse outra coisa seria aquela baba viscosa que escorre da boca de quem caiu num sono pesado. Pianos, mais vocaizinhos agudos, letrinhas tristes. Chato, nada mais. E não por ser predominantemente lento e melancólico. Obras-primas como "Pink Moon" do Nick Drake, "Chelsea Girl"da Nico, ou para citar algo mais recente, o belíssimo cd solo da Beth Gibbons com o Rustin' Man, não são exatamente cds de dance music. O problema são as melodias pouco inspiradas, aquele clima chato de mergulhar em sentimentos que só parecem interessantes para o autor, os arranjos simplórios que fazem as músicas parecem uma interminável e modorrenta canção.
Não, PJ Harvey não voltou ainda. E olha que eu achava que o Uh Hu Her era uma derrapada única na carreira quase perfeita dela. Vou esperar de dedos cruzados o novo trabalho da Siouxsie...
P.S.: Cá entre nós, na capa ela não está com a cara de quem acabou de fazer um CD chatíssimo?

1 Comments:

Blogger Stella said...

realmente, ela parece meio triste...

8:08 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <