Monday, June 23, 2008

"Dust" - Screaming Trees

A chamada geração grunge teve seus heróis, o hard rock bem disfarçado do Alice In Chains, o Pixies para as massas do Nirvana, o hard rock mal disfarçado do Pearl Jam, o metal do Soundgarden. Talvez tenha sido melhor até, não certamente para eles que deixaram de ganhar uns trocados, mas para a músic, que a banda que talvez tivesse o melhor vocalista e as melhores composições, ficasse de fora do oba-oba.
Conhecidos no Brasil principalmente pelo hit "Nearly Lost You", bombado pela MTV Brasil nos anos 90, a banda dos irmãos Conner com o multi-homem Mark Lanegan (que já tocu com meio mundo, com a Isobel do Belle & Sebastian, PJ Harvey, Queens Of The Stoneage, Twilight Singers e com o Guttertwins, isso que eu saiba) e ainda o baterista Barrett Martins (esse não teve tanta sorte e acabou tocando com o Nando Reis. Coitado) merece atenção, principalmente em seu último trabalho, "Dust".
Consta que foi um parto complicado, com brigas internas, Lanegan tomando herpína a cada 5 segundos (entre o segundo e o quarto segundo eram outras drogas) e stress com o pordutor. A primeira versão do álbum foi quase toda pro lixo e o produtor Don Fleming (do cultuado Gumball) caiu fora.
O que chegou até nós foi um excelente e doloroso trabalho, assombrado pelos "Dying Days" dos anos finais do grunge. "Halo Of Ashes" carrega na psicodelia, e daí para frente, o disco segue irrepreensível. Gary Lee Conner arrasa com guitarras, violões e até uma coral sitar e a voz bêbada de Lanegan costura tudo com a elegância e a dor necessárias.
Nunca antes a banda havia acertado tanto como no clima delicado de "Look At You" ou no ar pesado de "Dying Days". E o ápice da banda é a dobradinha "Sworn And Broken" que é lindamente agraciada com um solo de órgão à la Ray Manzarek e "Witness" com seu riff dilacerante e versos impossíveis de esquecer como "Qual é o meu Deus? Aquele com testemunhas".
Uma pérola perdida dos anos 90. (Eu podia fazer um trocadilho com empoeirado, ou com pó e os hábitos do Lanegan, mas deixa isso pra lá)
Estranho, que você clica nesse link aqui e... http://rapidshare.com/files/34504527/Dust.rar

1 Comments:

Blogger Leandro Ravaglia said...

Esse maluco é "zaroio", né?

4:54 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <