Thursday, May 17, 2007

Esse não é um blog cristão


Eu nem ia escrever hoje, mas os cristãos, (uma manchete de um jornal fundamentalista ameaçava numa banca hoje "Logo os cristãos serão a maioria"), realmente me deixam nervoso. Excitado. Colérico. Com vontade de vestir uma roupa de Linguarudo (essa fantasia de carnaval não é do seu tempo) e sair por aí cantando versos satânicos, mas não os do Rushdie, que ele é mala e o negócio dele é chatear muçulmanos.

Eu deixei uma piadinha ingênua lá num post do blog de um amigo e não é que uma moçoila leitora dele ficou incomodada?

Por que cristão não pode ter senso de humor? Por que eles passam a vida inteira lendo um livro só e mal? Por que eles têm tanta certeza de que estão certos (acho que nem os católicos em seu auge tinham tanta empáfia)??

Não sou cristão. Não fui batizado em nenhuma igreja. Não acredito que o mito cristão deva ser mais levado a sério que os mitos de Hércules, Ogun, Buda, Iara, Shiva ou lá o que seja. Jesus não era o Messias, pergunta aos judeus que entendem muito mais do assunto, afinal já o esperavam por um há bem mais tempo, aliás, continuam esperando.

Ninguém morreu pelos meus pecados, como quase disse Patti Smith. Não creio em pecados. Adoro a bíblia. Mas a que leio deve ser diferente dessa gente sem graça. Na que leio encontro poesia, filosofia, mistérios, literatura da boa. A Bíblia inventou o maior personagem da literatura ocidental, poxa, Deus!! (Como já dizia Bloom, que ainda insinua que os livros mosaicos foram escritos por uma mulher, se todo velho reacionário fosse assim!).

Não admito esse temor sem humor, essa essência pegajosa e interesseira da fé materialista e rasteira dos ditos evangélicos. Não temos a cura para a gripe, mal entendemos por quê uma flor brota e essa gente supõe ter a resposta para tudo no universo. Não admitem o mistério.

Estamos destruindo nosso planeta muito em parte graças a visão assassina e anti-ecológica do cristianismo que afirma que a natureza foi criada para servir ao homem, veja só. Seria impensável para a maioria das culturas pagãs avacalhar com os animais e com a natureza como os bons cristãos fazem sem pestanejar.

Em homenagem à Giselle, leitora do blog do meu amigo, vai mais uma piadinha cristã. (Fica melhor desenhada).

No alto do calvario, três cruzes. De uma, uma voz grita, "Isso dói muito". De outra, o outro grita "Isso dói demais". Da terceira, um último grito sai assim "Isso é muito bom!!!!".

3 Comments:

Blogger Marcos AM Ramos said...

Pois é, cara... Vamos pensar um pouco sobre essa história toda, repassar e falar disso, sem moderações. E a piada do final do post, putz... nunca vou me esquecer do dia em que ela nasceu!!! A faculdade de Letras até que teve seus momentos.

E por falar em cristianismo e piadas, um dia nós ainda nos lembraremos daquela piada de um velho que morre e vai pro céu...

8:25 PM  
Blogger Leandro Ravaglia said...

Não pode usar camisinha, não pode se separar e não pode falar mal do homem em blog nenhum. Aliás, ter blog é pecado.

SEU FILHO DO CAPETA. TE EXCOMUNGO, HEIN?

3:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por que eles têm tanta certeza de que estão certos (acho que nem os católicos em seu auge tinham tanta empáfia)??

Olá! Adorei seu texto, + me perdi nessa parte. O q chama de "cristão"? Os católicos ñ seriam cristãos? No seu texto se refere só aos evangélicos? hehe

Fiquei confuso nesse trecho...


**Jesus era um fudido promoter, isso sim. Festa pra 12 pessoas, não foi esquecido 2 mil anos depois, com o best-seller absoluto q ele nem teve que escrever!! haha

12:05 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <