Monday, November 26, 2007

John Martyn - Bless The Weather


Um dia ainda vou compreender o que leva alguns a serem "eleitos" e outros não. Longe de mim querer discutir a genialidade de um Nick Drake, por exemplo, ou por em dúvida a validade do "culto" à sua obra (Só fico puto quando o comparam ao Rimbaud, porque aí já é viadagem demais), mas por que uns sim e outros não? Vai saber. mas posso garantir que os "não" aqui estarão. Os outros você pode encontrar nos excelentes blogs que existem por aí.

John Martyn surgiu ali no finzinho dos anos 60, início dos anos 70, lançando uns discos com a patroa, naquela onda comum na época, de casais meio hippies com voz e violão, num clima folk e melódico.

Em "Bless The Weather" já o encontramos sem a parceira e adicionando considerável melancolia aos seus interessantíssimos acordes. Uma ouvida em "Go Easy", "Head And Heart" oui na faixa-título já te fazem se perguntar como você pode ter passado uma vida inteira sem ter ouvido isso. Suas afinações particulares, voz rouca e "puxadas" no violão são suficientemente marcantes para estabelecer de cara um estilo único no, mesmo na época, surrado estilo folk acústico.

O disco tem uma ou outra música com banda, mas certamente os destaques são os momentos mais silenciosos e vazios. Louvemos Martyn, que ainda está vivo e trabalhando hoje em dia, a despeito de graves problemas de saúde (e muito álcool nas idéias). Ou será que vão deixar para descobrir o cara depois que ele bater as botas?

4 Comments:

Blogger Marcos AM Ramos said...

Já fiz associação parecida sobre jogadores de futebol. Por que os Ronaldinhos tiveram a "estrela" e tantos outros pelo Brasil que jogam igual (ou até melhor) não conseguem?
Mas voltando ao foco, o John Martyn é bom mesmo. Eu já ouvi bem e acho realmente destacável.
Vamos dar um valor pro cara ainda em vida, ainda que ele nem saiba.
Justiça também ao Lloyd Cole, ao Greg Dulli, entre tantos outros que Mario Fonseca há de expor aqui algum dia.

5:15 PM  
Blogger Urso said...

Mario Cesário, você é o meu herói da música.
Hoje eu estava postando e pensei em quanto que os meus amigos são a minha maior fonte de informação;
ée, puxei saco mesmo.

8:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei bastante do seu post e se gostou desse álbum tb há-de gostar mto do "Solid Air". É lindíssimo. Foi o primeiro q ouvi e adorei. Realmente um óptimo artista com pouca conotação, mas q interessa os outros? Se calhar esses n sabem dar o valor à música em si mesma.
Tudo de bom.

5:17 AM  
Blogger Longitudes said...

É JUSTAMENTE essa a sensação! Como eu nunca tinha ouvido isso antes!!!

7:39 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <