Friday, January 02, 2009

Personal Classics: "Madame Joy" - Van Morrison

Van Morrison é o cara que, juntamente com Marvin Gaye, Otis Redding e James Brown, sepultou o maior sonho de minha vida, o de ser um grande cantor. Não em termos de sucesso, mas eu desejava cantar de um jeito que fosse além das palavras. Esses caras citados podem cantar Parabéns Pra Você e ainda assim vão soar mais contundentes que tudo que um Dylan, por exemplo, cantou com seus versos elaboradíssimos. Nem vou tentar explicar.
"Madame Joy" é uma faixa de uma coletânea de lados B "The Philosopher Stone" e pelo ano (1973) e pelo arranjo, eu a situaria como out-take do fantástico "St. Dominic's Preview". Eu não consigo entender como alguém exclui uma música genial dessas de um repertório, mas entender Van Morrison é algo que nem o próprio deve conseguir, então também não vou tentar explicar.
Vou tentar explicar o que é a música. Tarefa dificílima, tal qual descrever a mulher que se ama. Há piano, flauta, sax, guitarra, bateria, mas acxima de tudo há a voz magnífica de Van babando em cima de uma senhorita que faz "Todas as cabeças de homem virar" ao andar pela rua "procurando por seu garoto". Vestida de azul, com uma faixa amarela nos cabelos, até os moleques da rua a seguem fascinados.
Contudo, o momento mais contundente é quando Van já nem consegue mais explicar nada e se limita a repetir como um mantra "Quando aquela mulher anda quando aquela mulher anda quanmdo aquela mulher anda anda anda anda anda..." Poucas vezes um sentimento boboca como uma paixão gerou uma canção tão bonita.
http://rapidshare.com/files/179218561/Madame_Joy.MP3.html

2 Comments:

Blogger Kyria said...

Pra mim vc continua apaixonado ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

3:25 PM  
Blogger mario elva said...

Claro que sim. Só não acho que se deva direcionar esses sentimentos pra pessoas.

4:49 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <