Friday, April 03, 2009

Post Extremamente Depressivo e Pessoal


Definitivamente eu odeio esses blogs cheios de posts extremamente particulares, que só servem de propaganda pessoal. Geralmente escritos por pessoas infelizes atrás de propaganda pessoal, esses blogs geralmente têm um tom adolescente lamuriento, cheio de auto-piedade e recalque. Por isso, pulem esse post, porque ele vai nessa linha.
Esse é um post escrito numa tarde cinza, de cima da minha cama enquanto acalento alguns pensamentos suicidas, ou seja, um dia típico de 1989. Só que 20 anos depois. Aos 36 anos de idade, estou nos primeiros passos da inevitável decadência física, em um emprego que me consome toda a energia e me frustra imensamente, minha carreira musical (hahahaha) não deu em nada e jamais dará, principalmente agora que estou a cada dia mais velho e cansado, tenho uns 5 amigos ou menos numa estimativa otimista e não me lembro da última vez que vi uma mulher nua ao vivo. Pior, não me recordo da última vez em que uma fez menção de me beijar na boca.
Se levasse a sério a ideia estúpida de que a vida é um jogo, poderia me ancaixar no time dos losers. Mas não quero me encaixar em nenhum time, nunca fui bom nisso.
Penso nos meus ídolos, tão fora de moda quanto eu, Henry Miller, escrevendo suas obras-primas sobre o efeito de uma grande depressão aos 35, ou Leonard Cohen lançando seu primeiro disco aos 32 (antes ou depois de ser chupado por Janis Joplin, que "preferia homens bonitos, mas para ele faria uma exceção"?). A idade chegou e eu jamais farei nada tão brilhante quanto eles. Se penso em outros ídolos como Brian Wilson e Van Morrison, que redefiniram a música pop aos vinte e poucos anos, aí é que a crise bate forte mesmo.
Boa hora para um suicídio. Não tenho fé em nada. Não espero nada das pessoas. Acho que o futuro não promete nada alem do inevitável. Ok, sem lenga lenga, então por que não me mato logo? Digamos que a experiência demonstrou que o ato envolve algumas questões desagradáveis, a saber, a possibilidade de fazer a coisa mal-feita e foder o resto de minha vida de vez. Magoar minha mãe, talvez a única pessoa que sinta algo por mim parecido com o que chamam de amor. A possibilidade dos putos dos espiritualistas estarem certos e eu me foder bonito na vida pós-morte (não acredito nem duvido da possibilidade. Na verdade, creio sempre na pior das hipóteses). E também a possibilidade, ainda que pequena, de que a melhor fase da minha vida comece amanhã. Vai saber...
Meus caros leitores, silenciosos e indiferentes, me dêem uma força: de que vale a vida? Vamos lá, sejam bonzinhos e tentem me convencer de que há algo realmente válido e prazeiroso em acordar a cada manhã morna. Estou enjoado, cansado, triste, desanimado e outras cositas más. Estou até usando expressões em espanhol, o que certamente é um indicador de minha miséria espiritual. Me convençam, se puderem, estou esperando.

P.S. Não, não vou me matar, isso é certo. Mas também, não sinto como se fosse realmente viver os próximos dias.

8 Comments:

Blogger Marcos AM Ramos said...

Eu sou partidário daquela sua suposição de que talvez o melhor de nossas vidas surja amanhã, então se nos matarmos hoje seremos ainda mais idiotas, fechando nossas existências com chave de merda.
Talvez eu não te convença com minha lenga-lenga, mas pra mim, o que tem funcionado é nunca ficar preso em casa. Andar por aí, passar um fim de semana fora, um feriado, comparecer aos aniversários, fazer um curso de alguma parada bacana.
O problema é quando fazemos as coisas em prol de um objetivo, então esqueça os objetivos! Faça algo pelo mero prazer, pelo gosto que você tem na coisa em si.

Quanto às mulheres, elas aparecem, pra qualquer um de nós (nunca entenderemos o que as motiva).

Carreira artística pode começar ainda, e começar nessa idade (ou mais velho) pode ser até a característica que vai chamar a atenção, como quando encontram um mendigo ou um paraplégico com talento pra algo.
Pegue seu dinheiro, grave um CD, vá viajar, coma tudo que achar delicioso, use o tempo de sua vida para fazer, ver, provar e conhecer, pois a vida em si não tem propósito original, ela é um grande acaso. Então aproveite esse acidente enquanto pode.
É assim que faço a vida valer algo, e apesar do vazio de vários momentos, tenho conseguido compensar o suficiente para querer viver cada vez mais um pouco até gravar meu CD, publicar meu livro e quaisquer outras coisas que nem eu sei ainda.

4:17 PM  
Blogger Gustavo Agê said...

Engraçado que hoje tive um dia que sugou toda minha energia. Me senti um pouco parecido com você, principalmente pelo trabalho. Aquelas pragas sorvem minha força pra nada e em casa não tenho paciência pra brincar com meu cachorro. Bizarro e injusto! Isto foi apenas para que você veja que não é o único.... Bom, não sou muito bom em animar. A inteligência do outro às vezes nega argumentos vazios! Isso sem dúvida complica a missão nos dada. Porém, grandes composições saíram de profundas curvas descendentes. Talvez neste dias seguintes role alguma. Melodias alegres sempre parecem pobres. As tristes, sem dúvida tem mais beleza. Pensar como super-heróis ajuda! Sério! Nada como ressurgir após uma eminência de sucumbir. Infantil é, mas um homem sempre pensa que pode ser herói. Mesmo com 36 anos. Putz, falei que não era bom em animar o próximo...
Sendo um pouco mais sério, pense que tem sempre algum cd novo legal para ouvir, um livro encantador para ler e em menor escala uma pessoa boa para conversar.
Como disse o cara aí em cima, a cama não é o melhor lugar!
Um abraço e melhoras!!!!

5:52 PM  
Blogger Lizz Mariano said...

Sabe, esse seu post parece meu reflexo no espelho.
Fico apavorada, tudo é muito rápido. Há algumas horas, eu tinha apenas 5 anos e queria que minha mãe entra-se na sala de aula comigo. Quase agora, estava no msn com vc. 30 anos voaram, ouço desaforo de (in)responsáveis de alunos e ...
Me sinto cansada também, mas é preciso seguir .
Bom, não se mata não!!! Podemos montar um asilo? A Casa Geriátrica do Rock n'Roll! O nome é sugestão da Mara. Imagina todo mundo com cara de maracujá de gaveta falando: " Lembra do cakewalk? E o Guitar Rig? ´"
Acho que entendi o Talking Heads, será?
Tem que dar tudo certo e se for necessário mude alguns hábitos.
ESTAMOS POR AQUI E TE AMAMOS TAMBÉM!!!

6:14 PM  
Anonymous Americano said...

Até os 40 você lança o seu "pet Sounds" e sem precisar enlouquecer.

6:07 PM  
Blogger mario elva said...

Muito obrigado aos amigos que comentaram. Continuo me sentindo um merda sem futuro, mas eu sei que vcs têm as melhores intenções.

12:07 PM  
Blogger Leandro Ravaglia said...

Acho q no lugar de se matar, vc devia se drogar, usar um penteado escroto, passar umas temporadas no rehab e sair de lá com o disco da sua vida composto.

Há várias formas de se dar sentido à vida, mesmo que seja um sentido de merda.

Mesmo que seja uma vida de merda.

11:59 AM  
Blogger Ronny said...

Hoje quando acordo e escuto o som da minha filha falando é o que me faz pensar que a vida realmente vale a pena. Se um for pai irá saber o que eu estou dizendo.

1:02 PM  
Anonymous John Fante (Fake of curse) said...

Cara , eu achei bem interessante o q vc escreveu e vou ser bem breve.O seu instrumento musical talvez seja a caneta.Seu texto se assemelha um bocado com Charles Bukowski, é só tentar.Leia um pouco de Nicky Hornby que não é tão profundo como Bukowski(hahaha,até pelo contrário)mas é atual.
Abraços

7:17 PM  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Free Counter <